05/08/2007

Advogado

Um advogado é uma pessoa licenciada em Direito e autorizada pelas entidades competentes (em Portugal e no Brasil, a Ordem dos Advogados) a exercer a profissão de advogado, que compreende nomeadamente a representação em juízo e o aconselhamento jurídico.

O advogado é uma peça essencial para a administração da justiça e instrumento básico para assegurar a defesa dos interesses das partes em juízo.

A Constituição Federal do Brasil dispõe no seu artigo 133 que «o advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei».

Os advogados também são chamados a prestar consultoria jurídica que consiste na verificação de negócios importantes sob o aspecto legal, a fim de prevenir problemas de futuros e eventuais litígios.

O vocábulo deriva da expressão em latim 'ad vocatus' que significa o que foi chamado que, no Direito romano designava a terceira pessoa que o litigante chamava perante o juízo para falar a seu favor ou defender o seu interêsse.

O Patrono dos Advogados em todo o mundo é Santo Ivo.

Nenhum comentário: